Margarida Fernandes

O meu Blog

A CRUZ DE CARAVACA

O que é a Cruz de Caravaca:
É um crucifixo com dois braços. No centro temos a figura de Jesus ou seu monograma JHS e nas laterais encontram-se dois anjos ajoelhados em postura de oração.

Caravaca é uma antiga cidade do interior da Espanha. Conta a lenda que o Príncipe Mouro Ibn-Hud conhecido por Muhammad ben Yaquib (os mouros dominavam a região na época) desejava conhecer a fé cristã. Quando soube que um de seus prisioneiros era o pároco Gines Perez Chirinos, ordenou-lhe que celebrasse uma missa. Seus servos limparam uma sala do castelo de Alcázar e montaram um altar de acordo com a lista e especificações do sacerdote preso. No dia escolhido para a celebração estavam presentes não só o príncipe mulçumano, mais toda a sua família, seus servos e alguns soldados. Logo de início Perez Chirinos sentiu falta da cruz, por seu esquecimento ela não foi colocada na lista. Apreensivo, teve que explicar a todos que não poderia continuar o rito. Ibn-Hud ficou muito decepcionado e frustrado. Diante desta situação um milagre aconteceu: surgiram pela janela dois anjos que trouxeram uma cruz até o altar. O Principe Ibn-Hud, sua família e todos os mulçumanos que estavam no local se converteram ao cristianismo. O pároco e os prisioneiros foram libertados. A Santa Cruz apareceu no Castelo Alcázar de Caravaca em 3 de maio de 1232, desde então as sucessões de inúmeros milagres fizeram a devoção a Cruz de Caravaca conquistar fiéis no mundo inteiro.

Apesar de seu um objeto de devoção originalmente católico, este poderoso amuleto passou a ser adotada também pelos cruzados, templários, missionários, esotéricos e bruxos como símbolo de proteção.

A cruz de Caravaca chegou no Brasil trazida pelos primeiros colonizadores, na esquadra de Martin Afonso de Souza.

O significado esotérico da Cruz é: a cruz do espírito (a linha vertical) e o plano material (linha horizontal), tendo como resultado o Homem, que é um ser que se move no plano material com opção para ascender ou descender espiritualmente. Isto implica que, em muitas ocasiões, necessite proteção e, uma das melhores formas é levando a cruz, que lhe recordará a sua posição na escala evolutiva e, desta maneira faz com que se centre no cruzamento do espírito com a matéria.
O ritual de preparação da Cruz para lhe conferir todo o seu poder faz-se do seguinte modo: Durante três dias, três vezes ao dia unge-se a cruz com algum tipo de óleo próprio para rituais. Nos quatro dias seguintes far-se-á o seguinte: Com a Cruz deitada, coloca-se todos os dias uma vela vermelha, junto de cada um dos extremos verticais da cruz; uma vela azul, nos extremos horizontais do pau menor e, uma vela amarela nos extremos do pau horizontal maior. As velas devem acender-se diariamente e, queimar-se um incenso “Cruz de Caravaca”, (se não tiver use o de sua preferência) e depois recitar a oração, além disto, no sétimo dia dir-se-á em voz alta: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, eu consagro a minha cruz para que me traga felicidade, amor, abundância e me proteja de todo o mal”.
Depois de devidamente preparada pela pessoa que a vai usar e de efetuados os rituais correspondentes, pode começar-se a usar a cruz.

MILAGROSA ORAÇÃO DA CRUZ DE CARAVACA

(de pé – genuflexão- faça o sinal da cruz)
Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Nós vos Bendizemos porque com Vossa Santa Cruz salvastes o mundo (genuflexão- faça o sinal da cruz)
Pequei Senhor e por isso suplico vossa misericórdia, Vós que perdoastes o pecado do mundo, perdoai os meus pecados. (genuflexão- faça o sinal da cruz) *
Restitui-me Senhor a alegria do Vosso amparo e dai-me forças para caminha na prática do bem. Não desprezeis Senhor meu Deus as minhas preces. (genuflexão- faça o sinal da cruz) *
Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Nós vos Bendizemos porque com Vossa Santa Cruz salvastes o mundo *
Vós que sois louvado pelos céus. A vós todos os Serafins, Querubins, Arcanjos, Anjos proclamam: “Santo, Santo, Santo, Senhor dos exércitos” por todos os séculos dos séculos, assim seja. *
Meu Senhor Jesus. Vós que derramastes Vosso Santíssimo Sangue na Cruz, nos abriste o caminho do céu, nós vos rogamos a Vossa benção. Compadecei-Vos de nós, Senhor. Suplicamos a Vossa clemência e que nunca desampareis os que imploram Vossa Graça e Vossa proteção em suas atribulações. *
Salve Cruz Gloriosa, Santo Madeiro, Milagroso Lenho! (faça o sinal da cruz) *
Diante de Vossa Cruz nós Vos imploramos Senhor Jesus, meu Deus, meu Redentor, que Vossa misericórdia nos conceda a graça:
(mencione aqui o seu pedido) *
Pelas Vossas Cinco Chagas, pelas Vossa Coroa de Espinhos, Pelos Cravos que feriram Vossos pés e Mãos, atendei-nos Senhor, e lavai os nossos pecados. *
Bendita Cruz em que foi cravado Nosso Senhor Jesus Cristo, estendei sobre nós os vossos braços protetores. Defendei-nos, Sagrado Lenho, das tentações demoníacas. Santa Cruz, nós viemos a Ti como ao nosso verdadeiro abrigo e fortaleza. nosso escudo e arma, nossa luz e salvação dos perigos, doenças, crimes e pecados. (genuflexão- faça o sinal da cruz) *
Meu Senhor Jesus Cristo, sede meu Mestre e meu Amigo, concedei-me com perdão dos meus pecados a graça de:
(repita aqui o seu pedido) *
Aliviai nosso coração aflito, confortai nosso ânimo. Iluminai nosso espírito e dai-nos coragem para evitarmos o pecado: (ajoelhe-se) *
Eis o Lenho da Cruz em que pendeu a Salvação do mundo.
“Ágios ó Théos, Ágios íchirós, Âgio Athánatos, Eléiseon Imás.” *
Louvado seja o Senhor
Para Sempre seja louvado.
Assim seja, amém. *
(rezar um Pai Nosso e um Creio em Deus Pai)
(FIM DA NOVENA)

UTILIZAR EM MOMENTO DE GRANDE PERIGO

(A invocação a seguir deve ser feita em casos de grande perigo, de preferência reze de joelhos.)
(Faça o sinal da cruz) “Pela Santíssima Cruz em que vós, Nosso Senhor Jesus Cristo, padeceste e morreste, salvai-nos. Estendei sobre mim vossa graça. Dai-me a colher os frutos da cruz, símbolo do Vosso Sacrifício. A vós suplico proteção, pela Santa Cruz de Caravaca e aos Vossos pés me abrigo. Valei-me, pela minha fé. Assim seja, amém.”
Pessoas de fé, dizem que a Cruz de Caravaca é extremamente eficiente para curar toda classe de doenças como também inúmeras práticas para libertação de feitiços e encantamentos com bençãos e exorcismos. De acordo com a cultura popular e influências diversas, a Cruz de Caravaca pode adquirir outros nomes: Cruz das Missões, Cruz de Lorena, Cruz de Borgonha, Cruz de São Miguel, Cruz Missioneira. O verdadeiro significado da Cruz de Caravaca continua sempre a ser o de proteção e é usada em forma de relíquia peitoral ou pedestal. Os dois braços da Cruz de Caravaca representam a distinção arquiepiscopal ou patriarcal. Popularmente os dois braços significam fé redobrada.

ORAÇÃO A CRUZ DE CARAVACA

Dia em que deve ser feita: Domingo.
Hora aconselhada: Meio-dia.
Local: Junto à janela do quarto.
Para proteção contra um perigo eminente de guerra, tempestade ou roubo, a oração deve ser escrita num papel branco que se coloca dentro de um copo contendo água benta, ao lado da cruz de Caravaca.
Para aumentar a riqueza e a sorte, aconselha-se o seguinte ritual: dentro de um copo de cristal transparente deitam-se sete moedas, deixando-as cair uma a uma. À frente do copo acende-se uma vela dourada e coloca-se uma cruz de Caravaca, dourada ou prateada.
A cruz de Caravaca constitui uma forte protecção contra desastres naturais, desgraças humanas, terramotos, furacões, epidemias e outros males que assolam o planeta. Diz-se que os efeitos devastadores do novo milénio não afetam aqueles que pedem a ajuda deste amuleto através da sua oração. Ao mesmo tempo que se recitam as palavras, deve segurar-se a cruz com a mão direita, apontando-a para o céu.
Fazem-se os pedidos, e debaixo da cruz põem-se todos os documentos referentes aos negócios ou processos que se queiram ver desbloqueados.
Esta cruz é um misto de magia e alquimia que encerra os símbolos e segredos cósmicos. Trazida ao mundo por mensageiros celestiais, portadora de protecção angélica, ajuda à transmutação do espírito. O Papa Leão, inspirado por entidades celestiais, deixou escrita uma oração que se destina a ser lida todos os domingos ao meio-dia pelos devotos da cruz e que faz com que a pessoa se proteja de perigos e enfermidades.
Oremos:
“Crux Mihi senta salus
Crux es quam semper adoro
Crux Mihim refugium
Crux domini vecum.”

Após consagrar a cruz, fazer esta oração todos os domingos.

Margarida Fernandes

Taróloga

Sou Taróloga há mais de 20 anos e tenho a Missão de ajudar a encontrar e orientar o caminho de quem me procura, através do Tarot, da Cartomancia e da Quirologia - Leitura de Mãos.

Ver todos os artigos
Comments
Marcia Braga 29 minutos ago
Outubro 8, 2020

Meu filho infelizmente enveredou pelos caminhos do submundo,porém arrependeu-se,mas corre sério risco de morte e todo tipo de atrocidades, crueldades,retaliações e perseguiçoes e risco de morte eminente,a pergunta é ele pode usar a Cruz de Caravaca para sua proteção ou não?
Grata

Responder

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MUDE HOJE MESMO A SUA VIDA

Está preparado para mudar de vida e descobrir a felicidade e a plenitude?